Reajuste na Refinaria de Mataripe ocorre em meio à volatilidade do petróleo no mercado internacional, influenciado por negociações diplomáticas no Oriente Médio.
Por Portal do Guaiamum
28/05/2026 10h38 Atualizado há menos de um minuto
A Acelen, empresa do grupo Mubadala que controla a Refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou um aumento de 3,6% no preço da gasolina vendido às distribuidoras. O novo valor passou a vigorar na quinta-feira (21), sinalizando que a pressão sobre os combustíveis no cenário global continua impactando o mercado regional.
Em contrapartida, o comportamento dos preços do óleo diesel foi misto:
-
Diesel S-10: Ficou estável em comparação com a semana anterior.
-
Diesel S-500: Registrou uma queda de 1,8%.
Petróleo em queda no exterior
O aumento da gasolina na praça baiana ocorre paradoxalmente em um momento de recuo nos preços internacionais do petróleo. O recuo da commodity é reflexo de avanços nas negociações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irã, que buscam encerrar os conflitos no Oriente Médio e garantir a reabertura segura do Estreito de Ormuz — uma das principais rotas marítimas de escoamento de energia do mundo.
Na manhã desta sexta-feira, por volta das 10 horas, o barril de petróleo do tipo Brent, que serve de referência global, operava em queda de 1,39%, cotado a US$ 103,40.
Comparativo com o mercado internacional
Mesmo com o recente reajuste para cima, os preços praticados em Mataripe ainda apresentam defasagem em relação ao mercado externo, segundo dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
Preço da refinaria baiana vs. Golfo do México (EUA):
Gasolina: Está 2% mais barata do que o preço de paridade internacional.
Diesel: Está 10% acima do valor praticado no exterior.
A Acelen reforça que os preços dos produtos seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como o custo do petróleo, o dólar e o frete marítimo.
