Na madrugada do dia 23 de janeiro de 2025, uma operação conjunta da Polícia Civil, coordenada pelo Centro de Atendimento ao Tráfico de Drogas, Armas e Investigação (CATTI-DESC) e apoiada por equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro e da Delegacia de Santa Cruz Cabrália, resultou na localização e neutralização de dois criminosos notórios da região: Edenilson Sirino Pesca, conhecido como “Caqui”, e Jildevan Bispo Santos, vulgo “Boca Fina”. Ambos tinham 23 anos e eram investigados por uma série de crimes violentos que aterrorizavam cidades como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Monte Pascoal, em Itabela.

Perseguição e Confronto

A ação ocorreu na região de Coroa Vermelha, onde os investigados foram avistados circulando em um Chevrolet Onix branco. Durante a abordagem policial para cumprimento de mandados de prisão, os suspeitos desobedeceram à ordem de parada, iniciando uma fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, os indivíduos dispararam contra os policiais, colocando em risco a integridade dos agentes e da comunidade local.

A perseguição teve fim quando o veículo dos suspeitos colidiu em uma área de vegetação próxima à orla marítima. Mesmo após o acidente, “Caqui” e “Boca Fina” continuaram a atirar contra os policiais, obrigando a equipe a reagir para neutralizar a ameaça.

Armas e Material Apreendido

Após o confronto, os suspeitos foram encontrados armados com uma pistola calibre .40 e outra calibre 9mm. No veículo, foram localizados 15 munições de calibre .40, 10 munições de calibre 9mm e um carregador. Os investigados foram encaminhados ao Hospital Municipal de Santa Cruz Cabrália, mas não resistiram aos ferimentos.

Histórico Criminoso

“Caqui” e “Boca Fina” eram conhecidos na região por sua atuação em diversos crimes violentos. Entre os atos mais graves atribuídos a “Caqui”, está o homicídio de Renilton Pinheiro da Silva, ocorrido em 13 de setembro de 2024, na Aldeia Boca da Mata, em Trancoso. O crime chocou a comunidade indígena pela brutalidade, cometida na presença da família da vítima.

Outro crime relacionado a “Caqui” foi a morte de Wanderson Poubel Parreira, em 28 de outubro de 2024, cujo corpo foi encontrado ao lado de seu carro incendiado na região de Monte Pascoal. Ambos os suspeitos também eram investigados pelo assassinato de Geverson Novais dos Santos, conhecido como “Popó”, em 7 de maio de 2022, e pela morte do adolescente Kauan Antonino, alvejado com mais de 20 tiros em 28 de junho de 2024.

Além de homicídios, os investigados eram ligados ao tráfico de drogas e tinham conexões com facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC). A dupla também estava envolvida em uma série de roubos a propriedades rurais e ações criminosas em Monte Pascoal e Nova Cabrália.

Investigação em Curso

A operação é considerada um marco no combate à criminalidade na região. A Polícia Civil segue investigando outros possíveis envolvidos e reforçou seu compromisso com a segurança pública, buscando desarticular completamente as redes criminosas que atuam no sul da Bahia.

Please follow and like us:
Pin Share

VEJA TAMBÉM...

DO MESMO AUTOR...

+ There are no comments

Add yours