O choro da oposição política em Eunápolis pela derrota nas urnas em outubro do ano passado parece não ter fim. Na tarde desta terça-feira, 22 de abril, setores oposicionistas voltaram a recorrer às redes sociais e grupos de WhatsApp para espalhar mais uma fake news envolvendo o nome do prefeito Robério Oliveira (PSD).
A nova mentira gira em torno de um despacho da Vara da Justiça Federal em Eunápolis, que, segundo os opositores, ameaçaria o atual mandato do prefeito. Mas os fatos desmentem a narrativa: Robério segue firme no cargo, com mandato garantido e sem qualquer risco de cassação ou afastamento por decisão judicial.
A decisão judicial usada como pretexto para a desinformação apenas trata da suspensão de uma liminar anterior, julgada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, no último dia 9 de abril. E é importante destacar: essa suspensão tem efeito apenas para futuras eleições, em 2026 e 2028, e não interfere no atual mandato do prefeito.
Além disso, a defesa de Robério já se articula para buscar efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que poderá reverter os efeitos da decisão do TRF1 e restabelecer integralmente seus direitos políticos. Ainda há vários recursos jurídicos disponíveis, o que mostra que, mesmo se houvesse uma batalha judicial mais ampla, o processo ainda está longe de ser encerrado.
Enquanto isso, a oposição segue apostando na politicagem rasa e na desinformação, tentando no “tapetão” o que não conseguiu nas urnas. Mas o povo de Eunápolis já escolheu seu prefeito. E Robério segue governando com legitimidade, responsabilidade e foco no desenvolvimento da cidade.
