CIPPA Solta 400 Caranguejos-Uçá Apreendidos Durante o Período de Defeso em Belmonte

 Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), em parceria com fiscais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizaram nesta sexta-feira a soltura de aproximadamente 400 caranguejos-uçá (Ucides cordatus) em manguezais de Belmonte, após apreensão durante operação de fiscalização ambiental.

A ação foi desencadeada dentro do atual período de defeso, fase em que esses crustáceos entram em seu ciclo reprodutivo, conhecido como “andada”, durante o qual a legislação ambiental proíbe a captura, o transporte e a comercialização da espécie para proteger a reprodução e evitar a queda dos estoques naturais.

Durante a abordagem a uma embarcação, os agentes encontraram cerca de 400 caranguejos acondicionados em sacos. O responsável pela carga afirmou não saber que estava cometendo uma infração ambiental. Os animais, por estarem vivos, foram imediatamente devolvidos ao manguezal, conforme prevê a legislação.

A operação, além das abordagens diretas, incluiu atividades de educação ambiental, com a distribuição de materiais explicativos sobre o defeso e as penalidades aplicáveis a quem descumprir as regras ambientais.

O período de defeso do caranguejo-uçá é regulamentado nacionalmente e ocorre em datas específicas no litoral brasileiro entre janeiro e abril de 2026, sendo parte das medidas de conservação previstas pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 45.

Especialistas destacam que o respeito ao defeso é essencial para a sustentabilidade da espécie, a preservação dos manguezais ecossistemas fundamentais ao equilíbrio ambiental e à manutenção da atividade pesqueira artesanal que depende dessa captura.

VEJA TAMBÉM

Leave a Comment