O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de tomar uma decisão bombástica: manteve a inelegibilidade de André Cardoso Neves, conhecido como Gamarra Correria, candidato a vereador de Belmonte pelo Partido Progressistas (PP). A corte anulou seus 126 votos, que foram disputados sub judice nas eleições de 2024, seguindo o entendimento da Justiça Eleitoral local e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Gamarra já havia sido declarado inelegível devido à falta de prestação de contas nas eleições de 2020.
Essa decisão não só gera polêmica, mas também agita o cenário político da cidade. A anulação dos votos de Gamarra pode levar à perda da vaga do vereador Viriato, abrindo caminho para que a candidata Lais Pairana, do Republicanos, seja a beneficiada.
Até o momento, a Justiça Eleitoral ainda não se pronunciou oficialmente sobre o impacto da decisão no quadro dos eleitos, mas a disputa pela vaga está em aberto. O clima político em Belmonte promete ser acirrado, com a possibilidade de reviravoltas que poderão mudar a composição da Câmara de Vereadores.
Especialistas em direito eleitoral analisam que, com a anulação dos votos de Gamarra Correria, o PP perde a quantidade de votos passando a vaga para o segundo partido melhor colocado no caso o Republicanos sendo assim a vaga na Câmara de Vereadores de Belmonte deverá ser ocupada por Lais Pairana, do Republicanos.
+ There are no comments
Add yours