Operação Second Place: Polícia Federal Age em Belmonte Contra Crimes FinanceiroS

BELMONTE
Spread the love

A Polícia Federal deflagrou hoje, 04/04, a Operação Second Place, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em crimes financeiros em diversos estados do Brasil. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio do Sul/SC, Itapetininga/SP, Campinas/SP, Cabo de Santo Agostinho/PE, Paulista/PE e Belmonte/BA. Além disso, a PF solicitou o bloqueio de bens de nove pessoas físicas e seis pessoas jurídicas.

As investigações tiveram início após a deflagração da Operação Technikós, em 27/09/2022. Segundo apurado, a associação criminosa investigada inclui um cidadão mexicano residente no Brasil, que se autodenominava de forma indevida como representante de uma marca de automóveis italianos. Além de comercializar produtos da marca, o investigado participou do desenvolvimento de uma criptomoeda relacionada à empresa e se associou a criminosos de outros estados envolvidos em esquemas de pirâmide financeira e movimentações de capital sem autorização do BACEN ou CVM.

Cabe ressaltar que o investigado já possui uma condenação nos Estados Unidos, datada de 16/06/2020, por falsificação de contrato e assinatura, sendo obrigado a pagar seis milhões de dólares.

Os crimes investigados incluem associação criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional, estelionato, fraude com uso de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros, além de evasão de divisas. As penas associadas a esses delitos, se acumuladas, podem resultar em até 21 anos de reclusão.

Segue a relação dos mandados:

– Rio do Sul/SC: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
– Campinas/SP: 01 mandado de busca e apreensão;
– Itapetininga/SP: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
– Cabo de Santo Agostinho/PE: 01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão;
– Paulista/PE: 01 mandado de busca e apreensão;
– Belmonte/BA: 01 mandado de prisão preventiva e 02 mandados de busca e apreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *